Lar – oficina de Deus para a formação dos padrões divinos no ser humano.

Josué 24.14-16 – Eu e a minha casa serviremos ao Senhor – Decisão. Colossenses 1.18 – dar-lhe o primeiro lugar na vida.

Gênesis 18.17-19 – influência espiritual sobre sua família. Os amigos de Deus tem permissão de conhecer-lhe os segredos. Conhecendo os segredos de Deus ele poderia transmitir às advertências à posteridade.

Um chamado para que o povo renovasse a aliança.

A geração de israelitas que havia conquistado a Terra Prometida. A falta de perseverança no caminho do Senhor em grande parte se deve ao fato de que os pais deixaram de praticar e ensinar a seus filhos dentro de seus lares. Isto Josué prometeu fazer (versículo 15). Sabendo que o culto verdadeiro começa em casa.

Lar é :- Sagrado, Singular, Inolável, Belo e Santo.

Privativo – privacidade física, moral e espiritual.

A sobrevivência do lar depende da obediência à palavra de Deus.

Deuteronômio 6.4-9 – Deus estava certo ao exigir de seu povo Israel a mais aprimorada educação, cuja escola devia ser o lar.

O marido e a mulher devem ser a ferramenta de Deus para a formação dos filhos.

Lar Cristão – É onde Deus habita. Colossenses 3.18-25 Os deveres da família. As características da nossa vocação (aptidão, talento, chamado); Colossenses 4.2-6 Oração e prudência.

Deus quer que o lar seja um paraíso de amor, onde seu cuidado possa manifestar-se na vida do casal e seus filhos.

Do ponto de vista de Deus o lar deve ser um lugar:

Atraente, aconchegante, limpo, de capricho.

Pois não é um depósito de lixo!

O lar verdadeiro imprime em seus descendentes valores que se perpetuam de geração para geração. O tipo de educação que dermos a nossos filhos dentro de nossos lares ajudará a desenvolverem bons hábitos, senso de obrigação, amor, lealdade e respeito para com os outros.

Se o lar é a oficina de Deus, se os pais são as ferramentas que Deus quer usar para a formação de seus filhos, se nossa sociedade clama por homens justos e tementes a Deus, qual deve ser a nossa posição diante de tamanhos desafios?

- Fazer de nossos lares um altar, onde o holocausto (sacrifício) de nossas vidas, sirva de fiel para a glorificação de Jesus Cristo.

Pr. Adolfo Sarmento e Esposa