A comunicação sem dúvida é o centro de todo relacionamento familiar.

Existem várias diferenças entre um casal feliz e um infeliz. Baseiam-se no fato de o casal comunicar-se ou não. Comunicação é uma arte

Qual é o seu nível de comunicação?

Nível quatro: – é uma comunicação superficial, do tipo que traz impressão de segurança. A pessoa usa as expressões como “bom dia”? “como vai você”? “gostou do jogo”? “será que vai chover hoje”? permanecendo sempre atrás da sua máscara. Por incrível que pareça, há muitos relacionamentos, familiares em que os membros estão se comunicando apenas nesse nível. Certamente quando Deus criou o homem e a mulher para serem companheiros, concebeu uma idéia de profunda comunicação entre os dois e não uma conversa superficial.

Nível três: – neste nível o casamento está satisfeito em simplesmente relatar fatos sobre os outros, reportar o que outras pessoas disseram. Não é feito nenhum comentário substancial sobre os fatos. O indivíduo não sai da casca para dar-se a conhecer sobre o que pensa ou sente. A comunicação é muito limitada. Não há possibilidade de sucesso em um casamento onde um não se abre com o outro.

Nível dois: – aqui, a pessoa começa a relatar suas idéias e pensamentos. Este é o início de uma comunicação real. A pessoa está disposta a correr o risco de expor suas idéias e soluções próprias. Se você está se comunicando a este nível, há esperança de poder aprofundar sua intimidade ainda mais.

Nível um: – é uma comunicação total. A pessoa está disposta a compartilhar seus sentimentos, idéias e pensamentos. Está comunicação está baseada na honestidade e abertura completa. É difícil conseguir tal nível entre marido e mulher porque ambos correm o risco de serem rejeitados. É ameaçador compartilhar todo o seu íntimo com a esposa ou marido. Entretanto se você quiser um casamento realizado, isso é vital.

Comunicação é sempre uma rua de duas mãos:- Uma das melhores maneira de fortalecer sua comunicação é desenvolver a habilidade de ouvir o seu cônjuge com interesse. Dê sua atenção completa, inclusive com os olhos e as expressões faciais. Quando você concentra sua atenção mostra que está tão somente escutando com os ouvidos, mas com o coração. Você poderá identificar-se com o que a outra pessoa está sentindo ou experimentando. O apóstolo Tiago fala sobre esse tipo de comunicação. (Tiago 1.19). O grande sábio Salomão expressa o mesmo pensamento de outra maneira (Provérbios 18.13; 19:20)

A comunicação é uma arte a ser aprendida. Infelizmente a comunicação é prejudicada porque não sabemos ouvir.

Pr. Adolfo Sarmento e Esposa